Curem os doentes

"Curem os doentes e digam ao povo: o Reino de Deus está próximo de vocês." (Lc 10,9)

A Igreja de Jesus é depositária de verdades eternas. Os costumes, porém, mudam e, caminhando na história, a Igreja está sempre convidada a renovar-se. O Concílio Vaticano II - 1962-1965 - foi uma iniciativa nesse sentido. O saudoso João XXIII definiu este concílio como primavera do Espírito Santo. Foi uma bem-sucedida tentativa de a Igreja acertar o passo com a modernidade.
A Igreja, antes do Vaticano, era definida como exército de Cristo. Os documentos conciliares passaram a definir a Igreja como Povo de Deus.
O Concílio de Trento apostou nos padres para a renovação religiosa. E o Vaticano II pode ser conseiderado o concílio dos leigos.
Com acento no Batismo, foi decretada a maioridade do leigo, discípulo-missionário do Senhor.

"É preciso mudar muito para ser sempre o mesmo!"
(Dom Helder Camara)