Recusando ajuda

Recusando ajuda

Leitura: 2  Reis 5:9-14

A manifestação do Espírito é concedida a cada um... visando a um fim  proveitoso. 1 Coríntios 12:7

Em 1869, John Roebling sonhou em construir um ponte gigantesca sobre o Rio Leste, em Nova Iorque. Infelizmene, no início do projeto, seu pé foi esmagado num acidente. Enquanto se recuperava, Roebling insistiu que sabia o que era melhor e assumiu seu próprio tratamento médico. Depois de recusar ajuda, começaram a aparecer os sinais de tétano. Logo a sua mandíbula travou. Os acidentes vasculares e a demência começaram a abatê-lo, até sua morte, algumas semanas mais tarde.

A Bíblia registra a história de uma pessoa independente que recusou a ajuda que lhe foi oferecida. Naamã, um grande guerreiro da Síria, que sofria de lepra. Ele procurou o profeta Eliseu para ser curado - mas tinha ideias pré-concebidas de como deveria ocorrer a cura. Assim, quando Eliseu enviou seu mensageiro para dizer a Naamã que se lavasse sete vezes no rio Jordão, este enfureceu-se. Mas os próprios servos de Naamã deram um conselho sábio: "...se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não farias:..." (2 Reis 5:13). E então Naamã seguiu as simples intruções do profeta e foi curado da lepra.

Deus nos dá dons a fim de ajudarmos uns aos outros (1 Coríntios 12:7). Mas a autossuficiência fecha a porta quando se orecisa de egrande ajuda. Vamos oermanecer abertos para a ajuda que ELE provê.

O primeiro passo para receber ajuda é a humildade.