O aniversário de Jó

O aniversário de Jó

Leitura: Jó 3

Aquilo que temos me sobrevém, e o que receio me acontece. v.25

Morte, divórcio e doença poderiam ser chamados de "os três fatores do sofrimento", pois surgem com um tsunami de tristeza, evocando dúvidas e destruindo sonhos.

Recentemente, dois amigos e eu concordamos que o ano anterior havia sido um anos que queríamos esquecer logo. Cada um de nós tinha sofrido uma dessas três coisas.

Nossa conversa trouxe à mente a figura de Jó. Num curto espaço de tempo, esse homem perdeu seus filhos, sua saúde, riqueza e respeito da esposa. O sofrimento de Jó foi tão grande que ele implorou: "Pereça o dia em que nasci..." (Jó 3:3). Jó queria que Deus apagasse não apenas um ano, mas toda a sua lembrança de sua existência! Ele havia desfrutado anos de sucesso e respeito, mas naquele momento, porém, questionava o propósito da vida (3:20).

Aquele homem queria morrer  e ser esquecido, mas Deus, todavia, assegurou a Jó que seu nome e história seriam lembrados para sempre. Em vez de dar a Jó o que ele pedira, Deus concedeu às gerações futuras o que precisariam - uma visão interior dessa batalha espiritual entre Deus e Satanás. O resultado foi o livro de Jó, inspirado por Deus - um documento sobre o sofrimento humano, que já confortou incontáveis pessoas.

Quando acontece de fato o que tememos, sabemos, graças à experiência de Jó, que Deus pode usar essa circunstância para o bem.

Nosso maior bem pode vir do nosso maior sofrimento.