Marcação sensata

Leitura: Efésios 5:8-21

...porque os dias são  maus .Por esta razão, não vos torneis insensatos... v.16,17

Um paciente entrou num hospital para fazer uma amputação que lhe salvaria a vida. Mas acordou e percebeu que haviam amputado o pé errado. No mesmo hospital, outro paciente também teve uma cirurgia feita no joelho errado.

Os defensores do sistema de saúde enfatizam que esses erros médicos trágicos são como acidentes áereos - viram notícias por serem tão raros. Naquele hospital foi criado um plano para evitar que algo desse errado: os funcionários agoram escrevem NÃO com uma caneta marcadora preta, na parte sã da pessoa.

A Bíblia também nos admoesta a fazermos mais do que simplesmente reconhecer os nossos erros do passado; precisamos dar passos decisivos para evitar o mal. Paulo advertiu os cristãos em Éfeso: "E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas..." (Efésios 5:11) Cristo nos libertou da condenação, mas ainda corremos o risco de males temporários e perdas, por causa das nossas tendências pecaminosas. Nossa carne ainda está inclinada a erros e perigos (Gálatas 5:16,17).

Porém, muita coisa mudou. Nosso relacionamento com Deus mudou. Nosso futuro - anteriormente sem esperança - agora é radiante e cheio de promessas. Temos a oportunidade de nos submetermos ao Espírito Santo e caminhar com aquele que faz o bem, ao invés de fazer o mal de forma inconsequente.

Os sábios se esforçam para evitar que os erros se repitam.