Órfãos e viúvas

Órfãos e viúvas

Leitura: Malaquias 3:1-6

A religião (...) é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações... Tiago 1:27

Meu caminho para o traballho dura cerca de 25 minutos e, assim, para passar o tempo, tornei-me um ouvinte ávido de livros falados. Recentemente, eu estava ouvindo o clássico de Charles Dickens, Oliver Twist. Em detereminado ponto da história, tive de parar a gravação porque era demasiadamente pertubadora. Embora já soubesse quee o livro teria um final feliz, havia algo inquietante sobre o tratamento brutal àuele pobre órfão.

Deus cuida das condições difíceis dos pobres e tem um lugar especial em Seu coração para os órfãos e as viúvas. O profeta Malaquias escreveu que Deus irá julgar aqueles que não tendo a Deus, exploram viúvas e orfãos (3:5).

Em vez de tirar vantagem dos fracos, nós, cristãoes, somos admoestados a ajudar aos que estão em necessidades. Devemos cuidar daqueles com os quais Deus se preocupa, e buscar oportunidades para prover apoio financeiro e emocional aos que perderem um cônjuge ou que ficaram desprovidos do cuidado dos pais.

Você conhece uma viúva que precisa de seua ajuda? Conhece um órfão ou uma criança que perdeu o suporte de um dos pais por causa da morte, divórcio, serviço militar, abandono, ou outro motivo?

Como Tiago nos diz, uma característica da verdadeira espiritualidade é "...visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulções... (1:27)

Quanto mais o amor de Cristo cresce em nós, mais consseguimos transmiti-lo.