Novena de Natal _ Primeiro Encontro

Novena de Natal _ Primeiro Encontro

Porque celebrar a Novena?

Para os que não podem participar ou para aqueles que não despertaram ainda para este momento mágico e fraterno de  preparação para a Comemoração do Nascimento de Jesus,  deixaremos aqui, algumas reflexões e motivos para trazermos todos para mais perto de um dos mais bonitos e significativos SENTIDOS DO NATAL!

A Novena de Natal é uma preparação para esta data tão importante para nós cristãos, para vivenciarmos a lembrança viva, do nascimento do nosso Salvador.

Lembrando que no dia 25 de dezembro, comemoramos o aniversário de Cristo Jesus, e é por Ele e para Ele esta Novena! Novena como o nome já diz são nove encontros. Cada encontro é vivido de uma forma diferente, voltada a Orações e encontro de pessoas e comunhão da alegria que esta data inspira.

ELE É A LUZ

A Novena de Natal deste ano, além dos maravilhosos áudios do Papa Francisco que, desta vez, são mais breves, traz novidades: teremos em cada encontro uma história, uma narrativa simples e bonita para nos ajudar a acolher o sentido profundo do Natal. Queremos com essas histórias envolver principalmente as crianças, os adolescentes e os jovens. Eles vão vibrar de alegria!

No decorrer dos encontros meditaremos sobre o Menino Jesus, a luz do mundo e maior presente que a história da humanidade registrou. A promessa de Deus se cumpre nele. Ele é a luz que brilha para todos que vivem nas trevas. Ele é a luz. Escolhemos esse tema porque vivemos um momento histórico de escuridão. É como se uma poluição, igual àquela que se acumula sobre as grandes cidades, tivesse nos envolvido numa densa sombra, poluída, que nos induz ao medo e à tristeza. Muitas pessoas estão sem luz no olhar, com o coração frio e desesperançado. Jesus vem para ser a luz e o calor divino!

 (...) Sugerimos que vocês se reúnam antecipadamente, distribuam as atividades, envolvam as crianças e, depois, levem Jesus, a luz de Deus, para os lares, sobretudo, onde há tristeza, incertezas, sofrimento e escuridão. Ele iluminará os seus rostos e, em seguida, aquecerá os corações devolvendo o sentido à vida, esperança e tudo mais que for necessário. Afinal de contas: Ele é Deus. Ele é a luz. Ele é a nossa alegria. 

Dom Mauro Aparecido dos Santos

Arcebispo Metropolitano de Cascavel e Presidente da CNBB - Regional Sul 2.

 

PRIMEIRO ENCONTRO DA NOVENA

Abrir o coração para Deus

 

“Preparai o caminho do Senhor” (Lc 3,4)

 

TESTEMUNHO – CELEBRAÇÃO DA NOVENA NA RUA

Pelo segundo ano consecutivo o nosso grupo realizou a Novena na rua, mais precisamente nas calçadas em frente às casas. Em cada rua escolhemos o local e convidamos as pessoas das casas onde faríamos a Novena. Com o consentimento da família, já de manhã, colocamos uma.

faixa em frente à casa convidando o povo para, à noite, rezarmos juntos. Procurávamos sempre locais onde havia doentes ou pessoas menos participantes da comunidade. Os encontros foram bem animados. Vimos a alegria das pessoas, principalmente daquelas que não podem mais. sair de suas casas. Conseguimos envolver novas pessoas para meditar

sobre o Mistério do Natal. Antes disso, quando a Novena era nas casas, apenas o nosso grupo participava. Quando decidimos fazer na rua, notamos que ficou mais atraente para todos (Irene Cargnin Vandresen – Paranavaí – PR).