Você está espiritualmente exausto?

Você está espiritualmente exausto?

…o eterno Deus, o Senhor […] nem se cansa, nem se fatiga…

(Isaías 40:28)

 

Exaustão significa que nossas energias vitais estão completamente esgotadas e exauridas. A exaustão espiritual nunca é resultado do pecado, mas do serviço. De um modo ou de outro seu sentimento de exaustão dependerá de onde você tem retirado seus suprimentos. Jesus disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”, contudo Ele não deu a Pedro nada que pudesse utilizar para alimentá-las (João 21:17). O processo de tornar-se em “pão partido” e “vinho derramado” significa que você deve ser a nutrição à alma das outras pessoas até que elas aprendam suprir-se em Deus. Elas devem esvaziá-lo completamente — até a última gota. Seja cuidadoso em reabastecer o seu suprimento, ou rapidamente você se encontrará profundamente exausto. Até que os outros aprendam a alimentar-se diretamente da vida do Senhor Jesus, eles poderão que absorver a vida de Cristo por seu intermédio. Você pode ser literalmente, a fonte de provisão dessas pessoas, até que elas aprendam a obter a nutrição de que necessitam para viver diretamente em Deus. Devemos isso ao Senhor — dar o nosso melhor por Suas ovelhas e cordeiros, e também para Ele.

 

Você se entregou à exaustão, pergunte-se: de que maneira e como sirvo a Deus? Se estiver exausto espiritualmente, se for assim, renove e reacenda seu desejo e afeições. Examine suas razões para servir. O motivo maior para servir está alicerçado em seu entendimento pessoal ou na redenção de Jesus Cristo. Periodicamente, avalie o fundamento do seu ao amor e afeição e lembre-se de onde a sua Fonte de poder repousa. Deus criou regras não para lhe prender, mas para lhe libertar! Quando você segue Jesus, você encontra a alegria de ficar livre do pecado. O pecado traz dor e tristeza, mas obedecer a Deus traz alegria. Permita-se viver leve por Deus e não por viver de forma egoísta só voltado para si mesmo. Viver assim pesa! Evangelizar, ser solidário, dar-se de si aos outros, enchem nossa alma do Espírito Santo. Viver para doar-se gera em nós rios de água viva e água viva representa a vida que o Espírito Santo nos dá. Quando aceitamos Jesus como salvador, e seguimos seu exemplo, o Espírito Santo se torna como uma fonte de água dentro de nós, enchendo-nos com o amor e o poder de Deus.

 

Jesus é a fonte de água viva. Por meio de sua morte e ressurreição podemos ter a vida eterna. Todos temos sede de Deus. Jesus mata essa sede e enche nossas vidas. E não se esqueça: Ele é o seu suprimento! “… Todas as minhas fontes são em ti” (Salmo 87:7).

 

Adaptado do texto de Oswald Chambers

 

O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios.

Aristóteles