Quaresma 2018: fique por dentro das principais datas deste período

Programe-se para as celebrações, Missas e procissões

A preparação para a Páscoa dura 40 dias e lembra o período que Jesus passou no deserto, rezando e meditando. Deve ser encarado como um tempo de jejum e penitência.

Neste período, espera-se que os católicos participem intensamente das celebrações, que estão entre as mais importantes do calendário litúrgico. Mas, neste ano, quando caem as datas mais importantes da Quaresma?

Nós preparamos um guia para não lhe  deixar perdido.Você pode também se informar sobre os horários de Missas, procissões e celebrações em sua paróquia e se programar para participar de todas com muita fé.

Quarta-feira de Cinzas: 14 de fevereiro (na semana passada)

O começo da Quaresma é sempre na quarta-feira anterior ao Primeiro Domingo da Quaresma – este ano, foi em 14 de fevereiro. Este dia é marcado por uma celebração, em que o padre traça uma cruz com cinza na testa de cada fiel. Trata-se de uma simbologia para nos lembrar de nossa conversão, de que somos pó e ao pó voltaremos.

Domingo de Ramos: 25 de março

No Domingo anterior à Páscoa – 25 de março, neste ano – a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Os fiéis se reúnem antes da Missa e levam um ramo verde. Depois da bênção, entram na igreja em procissão para ouvir o Evangelho da Paixão, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Quinta-feira Santa: 29 de março

Na Missa da tarde, celebra-se a “Última Ceia” que Jesus compartilhou com seus apóstolos. Ele tomou o pão e o vinho e deu graças, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia. Também há o ritual do “Lava-pés”, que celebra a passagem em que Cristo lavou o pé dos discípulos antes da Última Ceia.

Sexta-feira Santa: 30 de março

Jesus morre na cruz, traído por Judas e abandonado por Pedro. É arrastado e sobe ao Calvário carregando a cruz. É o dia mais triste e sombrio para os fiéis.

Sábado de Aleluia: 31 de março

Jesus repousa na tumba. É um dia de silêncio e reconhecimento em que se medita sobre a morte de Cristo na cruz e seu sepultamento. À noite, começa a Vigília Pascal, em que é celebrada a passagem da escuridão para a luz, ou seja, a vitória de Jesus sobre a morte.

Domingo de Páscoa: 1.º de abril

Cristo ressuscitou! É a concretização das promessas feitas por Deus a seu povo. Assim, a festa da Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão. É um dia de alegria, celebrado com Missa solene. O clero se veste de branco ou ouro, símbolos de alegria e de luz.

Adaptado do texto: https://pt.aleteia.org/2018/02/08/quaresma-2018-fique-por-dentro-das-principais-datas-deste-periodo/