A longo prazo

A longo prazo

Leia: Tiago 5:7-11 ,Gênesis 25–26,Mateus 8:1-17

Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor… - Tiago 5:7

Uma pesquisa feita em 2006 com mais de mil adultos revelou que a maioria das pessoas leva em média 17 minutos para perder a paciência enquanto espera em uma fila. A maioria das pessoas também perde a paciência em apenas nove minutos enquanto espera no telefone. A impaciência é uma característica comum.

 

Tiago escreveu para um grupo de cristãos que lutavam para ser pacientes na espera pela volta de Jesus (Tiago 5:7). Eles estavam vivendo sob exploração e aflição e Paulo os encorajou a “arrumar seus despertadores de humor” para o modo longo prazo. Desafiando estes cristãos a perseverar sob o sofrimento, ele tentou encorajá-los a permanecer firmes e a viver como Jesus vivia “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23”

Tiago também usou a imagem de um fazendeiro ““... para ser como o fazendeiro que espera pacientemente pela chuva e pela colheita” (v.7) e como os profetas e o patriarca Jó, que demonstraram perseverança em meio às dificuldades (vv.10,11). A linha de chegada estava logo adiante e Tiago, Paulo, os profetas e Jó encorajaram os seus semelhantes a não desistirem.

 

Quando estamos sendo provados e submetidos a provas ou angústias extremas, Deus deseja nos ajudar a continuar vivendo por fé e confiando em Sua compaixão e misericórdia (v.11).

Muita paciência  nas grandes e pequenas provações.

por Marvin Williams