Iconografia de Nossa Senhora

Iconografia de Nossa Senhora

A iconografia de Nossa Senhora varia de acordo com as fases da sua vida:

 

Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição - a virgem ainda jovem com as mãos junto ao peito, os anjos, a serpente e a meia lua. Conforme a época e o lugar, Aparecida, Lujan e Fátima.

 

Nossa Senhora da Expectação ou Nossa Senhora do Ó - aguardando a vinda do Salvador.

 

Nossa Senhora com o Menino - abrange a maioria das invocações. As mais antigas mostram Nossa Senhora sentada, tendo no seu colo o Menino Jesus e nas mais novas, Nossa Senhora está em pé, com o Menino geralmente no seu braço esquerdo.

 

Conforme os atributos que a Virgem e o Menino trazem em suas mãos, varia a devoção: Nossa Senhora do Rosário, do Carmo, do Desterro, da Luz, da Purificação, da Glória, da Ajuda, do Bom Sucesso, da Fartura, da Guia, da Graça, da Escada, das Brotas, da Penha, da Boa Viagem, dos Navegantes, da Abadia, do Amparo, da Cabeça, da Ponte etc.

 

Nossa Senhora das Dores e da Piedade - são as imagens ligadas à Paixão de Cristo. As Dolorosas têm as mãos sobre o peito e o coração dilacerado por setas, e as Piedades sustentam o corpo de Cristo sobre o colo.

 

As Alegorias de Nossa Senhora - As alegorias de Nossa Senhora são em número de sete: Anunciação do Anjo, Saudação de Santa Izabel, Nascimento de Jesus, Visita dos Reis Magos, Encontro de Jesus no Templo, Aparição de Jesus após a Ressurreição e Coroação no Céu após a Sua Assunção.

 

A devoção de Nossa Senhora dos Prazeres foi muito intensa nos primeiros tempos de São Paulo.

 

Sua representação, muito comum no século XVII, mostra Nossa Senhora sorrindo, afagando os pés de seu Filho, e todos os Anjos, colocados na base, também sorridentes.

 

Texto extraído do Almanaque Santo Antônio, Editora Vozes.

 

Significado de  ICONOGRAFIA

Substantivo feminino

1. Estudo descritivo da representação visual de símbolos e imagens, sem levar em conta o valor estético que possam ter.

2. Repertório de imagens próprio de uma obra, gênero de arte, artista ou período artístico.