A importância da Oração em Família no Lar

Esta é uma das grandes verdades que aprendemos dentro da Igreja, a oração no lar, isso mesmo, uma prática importante para a vivência em Deus.

Oração em Casa é viver na fé

Isso mesmo ao orarmos em nossos lares está trazendo para os nossos lares a mais bela vivência na fé em Deus.

A oração no lar pode ser feito a vários momentos: nas refeições, no momento em que a família acorda, ou antes, de dormir. Ou seja, existem vários momentos onde podemos fazer lindas orações.

Quais os momentos de se fazer orações no lar?

A todo o momento devemos fazer orações, não há hora e nem local dentro de nossas casas, porém há momentos em que tradicionalmente podemos dedicar para tal, e estes são:

Orações antes das refeições

Orar antes das refeições é uma linda prática, pois neste momento estamos agradecendo a Deus pelo alimento que foi colocado em nossas mesas.

A oração antes das refeições é uma antiga tradição que vem se perdendo em muitos lares, porém é essencial, pois este é um dos momentos onde os pais se reúnem com os filhos.

Neste momento as famílias podem fazer uma reflexão conjunta e ter mais proximidade em um mundo onde cada vez mais somos distanciados dos que realmente importam.

Orações antes de dormir

As orações antes de dormir são importantes, pois neste momento refletimos como foi o dia, pensar no que fizemos de bom, e no que poderíamos ter melhorado, além de pedir proteção para uma boa noite de sono.

Além do mais podemos ensinar nossas crianças com esta prática, mostrando a elas a importância de uma bela oração antes de dormir.

Oração como gratidão no lar

Algo muito importante é compreendermos que em nosso lar temos um refúgio das intempéries do mundo, chuvas, ventos fortes, tempestades, ou mesmo o calor. Porém podemos também transformar nosso lar em um refúgio dos males.

Isso mesmo, ao orar com fé em nosso lar, transformamos nossa casa em um lar e bênçãos, como podemos ler no Salmo 91:

“Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio”. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”(Salmos 91:9-11).

O Terço e o Rosário em Casa

Ao rezarmos o terço e o rosário em nossos lares estamos mais próximos de uma das mais belas devoções marianas, são momentos de oferecer nossas orações a Nossa Senhora, e tendo isso em mente, também devemos entender a importância de fazer esta oração em família no lar.

As orações do terço e do rosário no lar, trazem as bênçãos de Nossa Senhora para nossas casas, além de unir mais nossas famílias nesse momento importante.

A importância da oração para as crianças

Orar com as crianças é muito importante, pois isso os insere cada vez mais dentro da vida de fé em Deus, e os aproxima de uma verdadeira fé.

Ou seja, fazer com que as crianças de sua família façam a prática da oração no lar os motivará mais a viver uma vida na fé de Deus, aplicando os ensinamentos das aulas de catequese, vendo na prática em seus lares, motivando-os mais a participar das atividades da comunidade e da Igreja.

Quando oramos no lar estamos dando um grande exemplo para as crianças, e as ensinando uma das mais belas maneiras de se conversar com Deus, a oração.

O terço e o rosário para as crianças

Ensinar as crianças a orar o terço e o Santo Rosário é muito importante, pois esta é uma das mais lindas tradições católicas.

Ao ensinar as orações do terço e do Santo Rosário a uma criança estamos ensinando uma das mais lindas orações e deixando assim as crianças mais por dentro e uma vivência na igreja.

Conclusão

Um lar onde Deus se encontra é um lar protegido, é um lar de amor e fé, onde a família cresce dentro dos desígnios do pai.

Por isso lembremo-nos da importância de orar a Jesus Cristo e a Deus em nossos lares, da leitura da Bíblia em nossas casas para lares fortes e em uma verdadeira vivência em Deus, nos trazendo inúmeras bênçãos que são derramadas pelo Pai a nós.