Imagem do Divino Espírito Santo - Significados e Símbolos

Imagem do Divino Espírito Santo - Significados e Símbolos

Vamos conhecer os significados da imagem do Divino Espírito Santo, uma das representações mais importantes e tradicionais da Santa Igreja Católica.

Antes de darmos início é necessário entender que o Espírito Santo ou o "Divino" é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo é a personificação do amor entre o Pai e o Filho vivo e atuante.

 

As várias representações da imagem do Espírito Santo

O Espírito Santo também pode ser representado na bíblia pelo: Fogo, Sopro, Vento, Água Viva, mas hoje trataremos em específico do ícone da pomba branca.

 

Por que a pomba é o símbolo do Espírito Santo?

O ícone do Espírito Santo é representado pela imagem de uma pomba branca, esta vem do Novo Testamento, especificamente da passagem do batismo de Jesus Cristo, onde o Divino Espírito Santo aparece como uma pomba branca com uma voz do céu que dizia: este é meu filho muito amado, em quem coloco toda minha afeição. Os evangelhos de Mateus 3:16, Marcos 1:10, Lucas 3:22, João 1:32. Por conta destas passagens a pomba branca é a representação da imagem do Divino Espírito Santo.

 

No antigo testamento

No antigo testamento também podemos ver a representação da pomba em Gênesis 8:8-12: Fechados na arca (tipo da salvação que há em Cristo Jesus), depois do dilúvio Noé procurava saber do desenvolvimento das promessas de Deus (Génesis 6:18) para o continuar da vida. Soltou um corvo, mas eis que ele ia e voltava todos os dias, pois, sendo um necrófago, alimentava-se das carnes mortas que enchiam a superfície das águas, mas não tinha onde pousar as suas patas. Quando o corvo deixou de voltar à arca, Noé deduziu que já as águas teriam minguado e soltou uma pomba, mas a pomba voltou por não ter lugar para pousar.

Noé repetiu a experiência de sete em sete dias, até que a pomba voltou, um dia, trazendo no bico uma folha de oliveira! Noé ficou bem feliz porque aquela folha de oliveira era, não só a certeza de que Deus cumprira a Sua promessa, mas também a esperança real de que a vida continuava.  Uma "folha de oliveira" esperança de terra seca, terra produtiva, terra abençoada que os esperava. Tanto tempo depois, uma "folha de oliveira" é a esperança de uma nova vida de paz e abundância.

 

A auréola de três raios na imagem do Espírito Santo

Em grande parte das representações do ícone do Divino Espírito Santo você pode ver uma auréola de três raios que saem da cabeça da pomba. Este símbolo nos mostra que o Espírito Santo é parte da Santíssima Trindade.