Você sabe o que significa o feriado de Corpus Christi?

Para a tradição católica, é um dia dedicado à memória e à devoção à Eucaristia.

Muita gente está aproveitando a folga desta quinta-feira, mas poucos sabem o que o feriado celebra. Para os cristãos católicos, Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa "corpo de Cristo", é um dia dedicado à memória e à devoção à Eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A celebração do feriado consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

A tradição de enfeitar as ruas aqui no Brasil começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Para o catolicismo, o mistério Eucarístico consiste na consagração do pão, representando o corpo de Cristo, e do vinho, significando o sangue, que renova o sacrifício de Jesus na Cruz.

A Eucaristia teria sido instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu Sua morte. De acordo com a tradição, Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo que celebra a Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Origem

A história católica conta que, em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, uma freira agostiniana chamada Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo dizendo que gostaria que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

O pedido da freira chegou ao bispo e, em 1246, na sua diocese, foi celebrada pela primeira vez uma festa de Corpus Christi. Esse bispo, depois, assumiu o papado, se tornando o Papa Urbano IV, que estendeu a data festiva para toda Igreja, no ano de 1264.

Adoração

No dia de Corpus Christi, é comum que os fiéis façam momentos de adoração, quando a Eucaristia é exibida e os católicos realizam suas orações.