Parábolas

Parábolas

10. Pense positivo

Uma fábula infantil traz um ensinamento muito interessante sobre a persistência e o incentivo. É a história de uma competição de sapinhos. O objetivo era chegar na ponta de uma torre. Muitos outros bichos estavam assistindo a competição, muito famosa no reino animal.
Foi dada a largada a cada um dos participantes já tinha uma boa torcida, vibrando com os seus movimentos. Depois de um tempo, muitos sapinhos foram desistindo e os espectadores chegaram a pensar que nenhum deles pudesse alcançar o alto da torre.
Começaram então os murmúrios:
- Que pena! Eles não vão conseguir! É impossível!...
Alguns poucos sapinhos mais resistientes persistiam e continuavam a subir em busca do topo. Mas a multidão continuava gritando:
- Que pena, vocês não vão conseguir!
Um por um os sapinhos foram desistindo, até que restou apenas um. Estava muito fraco, havia gasto quase todas suas energias, mas continuava lutando para alcaçar seu objetivo. Apesar dos gritos que desanimaram todos os competidores, o sapinho se mantinha ali, persistente.
Todos já estavam curiosos para ver qual seria o resultado. Depois de algum tempo, apesar das dificuldades, o sapinho conseguiu chegar ao topo da torre.
Quando voltou para receber seu prêmio, todos queriam saber como ele conseguiu tamanha façanha, já que fora o único que terminou a prova. Neste momento descobriram que ele era surdo!

Para refletir

É sempre importante ouvir o que as pessoas têm para nos dizer, ouvir conselhos... mas há momentos que devemos ser surdos. Quando as palavras que ouvimos são de desânimo, negativas, levam-nos para baixo, devemos ser surdos. Há palavras que apagam a esperança e destroem os sonhos. Não dê ouvidos a estas palavras, pois sempre é possível, desde que pensemos assim. A concretização de um sonho só não acontece quando paramos de lutar por ela, quando permitimos que ela se afaste de nós.

Em que momento da vida devo ser surdo? Que tipo de palavras ou pensamento devo barrar, lutar contra? Quem são meus maiores incentivadores? E "desanimadores"? Eu, geralmente, tomo que postura?

Devo refletir sobre estes temas...

Pensamento positivo, determinação, força de vontade, superação, motivação, ânimo, maturidade, atenção, atitude, personalidade, trabalho em equipe, esforço, competição x vitória, vitória x derrota.