Parábolas

Parábolas

12. O guardião do mosteiro

Os mestres são pessoas sábias, que aprenderam a ver o mundo de forma diferente, sabendo conviver pacificamente com os problemas, sempre superando-os com naturalidade. Por isso são mestres.
Há alguns anos, um monsteiro isolado no alto de um monte sofria com a morte de seu guardião. Era preciso escolher um novo guardião, mas quem seria dígno de tal , responsabilidade? Depois de rápida discussão, um velho mestre se manifestou.
O posto de guardião deste mosteiro deve ser ocupado pelo monge que primeiro resolver o problema que eu apresentar, disse calmamente.
Pegou uma mesa, colocu-a no meio de todos. Pegou um jarro de procelana muito bonito e valioso e o colocou sobre a mesa. O vaso era muito antigo, todo ornado com flores coloridas.
O mestre virou para os candidatos e disse:
- Eis o problema!
Um ar de incompresão tomou conta do mosteiro. Alguns cochichavam, outros pensavam no que o enigma significava, outros tentavam ver o que havia no vaso para ele se tornar um problema,,, e assim todos ficaram curiosos para ver qual seria o monge que resolveria o desafio proposto e, principalmente, qual seria a solução.
De repente, um jovem saiu de trás de todos, com um bastão na mão. Todos ficaram olhando para ver o que aconteceria. Chegou perto da mesa e "zapt"... acertou o jarro, que partiu em diversos pedaços. A indignação tomou conta dos outros monges. Por que fez aquilo?
Mas logo que o discípulo voltou ao seu lugar o mestre anunciou:
- Já temos o novo guardião.afetar muitos pelos problemas, a ponto de eles interferirem na minha vida diária?

Pro
Todos ficaram confusos. O mestre continuou:
- Não importa quão bonito ou precioso seja o problema: se for problema, te de ser eliminado, destruído.

Para refletir

Os  problemas atormentam a vida de todos nós. Normalmente não sabemos como lidar com eles. Ficamos até tentados a não eliminá-los porque eles têm uma aparência bela ou porque temos medo dos resultados. Um problema é sempre problema, e por isso deve ser destruído. Quanto mais demoramos para eliminá-lo, mas idifícil e doloroso será. A qualidade de nossa vida depende muito do modo como encaramos e resolvemos nossas dificuldades, problemas.

Para pensar mais um pouco...

Como lido com meus problemas? Ajo com sabedoria e paciência para encontrar o melho caminho para resolvê-los? E quanto ao tempo, como administro os problemas que não são resolvidos de imediato? Qual o tempo/espaço de minha vida que os problemas tomam? Deixo-me afetar muito pelos problemas, a ponto de eles interferirem na minha vida diária?

Problemas, dificuldades, superação, esforço, transformação, força de vontade, sabedoria, pensamento positivo, determinação, motivação, ânimo, maturidade, atitude.