Assunção de Maria aos céus

"Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está com você!" (Lc 1,28)

Num passado recente, na data de 15 de agosto a Igreja celebrava a Assunção de Maria aos céus. Hoje, em decorrência das leis civis, a data é celebrada no domingo seguinte. Neste mesmo domingo é lembrada outra vocação: o dia do consagrado e da consagrada. Irmãs religiosas e irmãos colocam-se totalmente a serviço da comunidade a partir do carisma de seus fundadores. Escolas, hospitais, creches, asilos são atendidos pelos religiosos.
A própria vida consagrada com votos de obediência, pobreza e castidade é um singular meio de evangelização. O Papa Paulo VI lembrava que os religiosos situam-se na vanguarda da evangelização, afrontando os maiores perigos para a saúde e para sua própria vida. Conclui o papa: "A Igreja deve-lhes muito!"