Meditação diária: 15 de janeiro de 2017

Meditação diária: 15 de janeiro de 2017

Deixe a liberdade ecoar

Leitura: Isaias 58, 1-12

Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade...? (v.6)

Em 1963, durante uma marcha pacífica em Washington, EUA, Martin Luther King proferiu a sua famosa frase: "Eu tenho um sonho," Ele chamou de forma eloquente para que a liberdade ressoasse do alto de todas as montanhas da nação. O custo para ele e para aqueles que se uniram ao movimento de resistência pacífica, foi alto - mas logo começou uma mudança verdadeira. Deus usou aquele discurso para despertar a consciência do povo norte-americano a fim de lutar pela liberdade dos oprimidos e discriminados.
No século 8 a.C., em meio às injustiças pessoais e nacionais, o profeta Isaías foi usado por Deus para despertar a consciência do Seu povo; A sua espiritualidade era cômoda e os havia levado à violência e insensibilidade com os outros. O povo de Deus estava oprimindo os pobres e usando práticas religiosas para substituir um viver justo e genuíno (Isaías 58,1-5). Deus os acusou (v.1) e prescreveu uma vida espiritual que se expressa em voltar-se para Deus em arrependimento genuíno e dar liberdade às pessoas (vv 6-12).
Assim como Isaías, fomos enviados para fazer a liberdade ecoar. Pelo poder do Espírito Santo, precisamos proclamar que os cativos podem ser liberados, os oprimidos libertos de seus opressores, e que a era da benevolência do Senhor já chegou.

Sem justiça não há liberdade!