O Espírito Santo em nós - Parte I

O Espírito Santo em nós - Parte I

Alguns de nós pensam o seguinte: “Se Jesus estivesse aqui na terra, e se pudéssemos vê-lo, nós o seguiríamos a qualquer lugar”. Mas, em Ezequiel 36.26-27, o Senhor diz assim: “Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos...” Há algo especial sobre essa palavrinha “em”: “Porei o meu Espírito em você”. Houve um tempo em que precisei ser lembrada de que o Espírito de Deus estava dentro de mim. Eu me lembro de ter lido isso e de ter ficado vários dias pensando: “O Espírito de Deus está em mim”! Cristo está em mim hoje, representado pelo seu Espírito, tão certo como estava com os discípulos no passado. É incrível descobrir que o Espírito de Deus vive em nós e que muitas vezes não prestamos atenção alguma nele.

 

Onde o Espírito Santo habita?

O texto de 1Coríntios 3.16 diz assim: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” Andrew Murray, no seu livro “O Espírito de Cristo”, dissertou sobre isso de uma maneira que foi muito útil para mim. Ele disse que no Templo judaico havia três pátios: o pátio externo, o pátio interno e o Santo dos Santos.

 

Murray descreveu como os nossos corpos são semelhantes ao pátio externo. O pátio interno é como a nossa mente, nossas vontades e emoções. Mas dentro de nós está o Santo dos Santos, o lugar onde o Espírito de Deus habita. O Espírito Santo habita dentro do nosso espírito. Portanto, dentro de você e dentro de mim está o Santo dos Santos. O Santo dos Santos está em você. O versículo 17 desse capítulo diz assim: “O santuário de Deus, que são vocês, é sagrado”. Saber que o Santo dos Santos habita em você será algo positivo para sua autoimagem.

 

Texto adaptado de Ney Baile