Parábolas

Parábolas

14. O rei dos animais

O reino animal é muito organizado. Certa vez, o macaco, escolhido para ser o representante da bicharada, fez uma reunião. Deveriam decidir qual seria o rei dos animais. Todos dizem que é o leão, mas havia três leões naquela floresta, qual deles seria o rei? A qual dos três devem prestar homenagem?
Os próprios leões já haviam comentado entre si para decidir qual deles era o mais forte, digno de ser rei. Como fazer para eleger o mais forte? Surgiu um impasse. Não queriam lutar entre si, pois eram amigos. Decidiram então eleger o que desmonstrasse maior valentia e resistência.
Havia uma grande montanha, muito difícil de ser escalada. O primeiro a atingir o cume da montanha seria o rei! Foi lançado o desafio. Uma semana depois lá estavam todos os bichos, curiosos para conhecer o novo rei. A competição começou. O primeiro tentou, mas não conseguiu ir muito longe. O segundo também. E o terceiro igualmente. Estavam os três exaustos e não tinham ido nem até a metade da montanha. Desistiram.
A paltéia começou a ficar impaciente, afinal, qual seria o novo rei? Nenhum deles venceu. Então o macaco, que acompanhava de perto toda a competição, se manifestou novamente.
- Eu sei quem deve ser o rei - disse.
Todos pararam, curiosos.
- Eu estava ao lado deles quando desistiram, e ouvi o que disseram. O primeiro leão disse: montanha, você me venceu! O segundo também: montanha você me venceu! Mas o terceiro disse: montanha, você me venceu... por enquanto! Você, montanha, já atingiu seu tamanho final; eu ainda estou crescendo.
Está decidido, o novo rei é o terceiro leão.
- Por quê?
- Porque o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota - disse o macaco. Ele está preparado para ser o nosso rei porque é maior que seus problemas.
Toda a bicharada aplaudiu o novo rei, que foi coroado ali mesmo, na montanha.

Para refletir

O nosso caminho está cheio de "montanhas", de barreiras que não podemos vencer, ao menos de imediato. A postura positiva diante destas situações faz a diferença. Não fomos derrotados até que nos entreguemos definitivamente. A "montanha", ou qualquer problema/dificuldade, só nos vencerá se permitirmos isso, se tomarmos uma atitude de derrota. Somos maiores que nossos problemas, sempre.

Qual a "montanha" na minha vida? Quais as "montanhas" que me venceram no passado? Por que me venceram? Quais foram derrotadas por mim? Qual a diferença de atitude que me fez derrotar em uma e ser derrotado em outra situação? Qual a melhor atitude de uma aprente derrota?

Para trabalharmos em nós...

Autoestima, força de vontade, superação, postura diante da derrota e da vitória, serenidade, auto-conhecimento, paciência, aprendizagem, determinação, motivação, ânimo, maturidade, atitude, personalidade.