O que é a oração do credo?

A oração do credo é um resumo dos pontos essenciais da fé cristã. Várias igrejas de diferentes denominações usam o credo para explicar aquilo em que acreditam. A oração do credo não aparece na Bíblia mas é baseada na Bíblia.

A oração do credo, também conhecida como Credo dos Apóstolos ou Credo Apostólico, é um texto muito antigo, dos primeiros séculos da igreja. Não explica todas as doutrinas da Bíblia mas resume os ensinamentos essenciais da Bíblia sobre Deus, Jesus e a salvação.

Veja aqui mais sobre a mensagem central da Bíblia.

O nome “credo” vem da palavra em latim para “creio”. Desde muito cedo, o credo tem sido usado por cristãos para declarar sua fé nas verdades que a Bíblia ensina, rejeitando heresias. É conhecido como o credo apostólico porque se baseia no ensinamento dos apóstolos, que foram ensinados por Jesus.

O que diz o credo apostólico?

O credo apostólico diz:

“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

Cada afirmação no credo tem base na Bíblia:

• Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra – Gênesis 1:1; Gênesis 17:1
  • Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor – Mateus 16:15-17
  • concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria – Lucas 1:34-35
  • padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado – Atos dos Apóstolos 13:28-29
  • desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5
  • subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso – Lucas 24:50-51; Atos dos Apóstolos 2:32-33
  • de onde voltará para julgar os vivos e os mortos – Hebreus 9:28; 2 Timóteo 4:1
  • Espírito Santo – João 14:26
  • a santa Igreja universal, a comunhão dos santos – Hebreus 10:25; 1 João 1:3