Sinal da Cruz

Sinal da Cruz

CONHEÇA O VALOR DESTA ORAÇÃO E DESTE GESTO

Você conhece o significado e o valor da oração do Sinal da Cruz? Veja abaixo e saiba por que você deveria fazê-la com maior frequência.

 

ORAÇÃO DO SINAL DA CRUZ – O PODER DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Você conhece a oração do sinal da cruz, certo? Praticamente todo cristão, praticante ou não, já aprendeu ela em alguma época da vida:

 

“Pelo sinal da Santa Cruz,

 

Livrai-nos, Deus, Nosso Senhor

 

Dos nossos inimigos.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,

 

Amém”

 

Como uma oração tão curtinha e um gesto tão simples pode ter tanto poder? É o significado deles que os torna tão poderosos. O sinal da cruz e a sua oração não é um gesto ritualístico que deve ser feito apenas ao entrar em uma igreja ou quando quer se benzer de contra alguma coisa ruim. Este gesto e esta oração invocam a Santíssima Trindade, pedem a proteção do Altíssimo, e através dele chegamos a Deus pelos méritos da Santa Cruz de Jesus. Essa oração é capaz de nos livrar de todos os nossos inimigos, de todo o mal que possa ir contra a nossa saúde física e espiritual. Mas para isso, não adianta só proferir as palavras e fazer o sinal sem entender o seu significado. Veja abaixo como fazê-la e como interpretar cada verso:

 

APRENDENDO E COMPREENDENDO A ORAÇÃO DO SINAL DA CRUZ

Esta oração deve ser acompanhada dos gestos do sinal da cruz, feitos com a mão direita na testa, na boca e sobre o coração, veja passo a passo:

 

1- PELO SINAL DA SANTA CRUZ (NA TESTA)

Com essas palavras e gestos pedimos a Deus que abençoe os nossos pensamentos, nos dando pensamentos puros, nobres, benignos e afastando todo pensamento negativo.

 

2- LIVRAI-NOS, DEUS, NOSSO SENHOR (NA BOCA)

Ao proferir essas palavras e gestos, pedimos a Deus que da nossa boca, só saiam palavras do bem, louvores, que a nossa fala sirva para edificar o Reino de Deus e trazer o bem para o próximo.

 

3- DOS NOSSOS INIMIGOS (NO CORAÇÃO)

Com este gesto e palavras, pedimos ao Senhor para que cuide do nosso coração, para que nele só reine o amor e o bem, nos afastando de sentimentos ruins como o ódio, a avareza, a luxúria, a inveja, etc.

 

4- EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, AMÉM. (SINAL DA CRUZ CONVENCIONAL – NA TESTA, CORAÇÃO, OMBRO ESQUERDO E DIREITO)

Este é o ato de livramento, e deve ser feito com consciência, amor e reverência, pois expressa a nossa fé na Santíssima Trindade, o pilar da nossa fé cristã.

 

QUANDO FAZER O SINAL DA CRUZ?

Você pode fazer o sinal e a oração sempre que sentir necessidade. Recomenda-se que faça antes de sair de casa, antes de sair do trabalho, nas horas difíceis, e também para agradecer a Deus nos momentos de alegria, para que ela não seja invejada. Você pode fazer o sinal em si mesmo e também na testa dos filhos, do marido, da esposa, e de qualquer outra pessoa que você queira proteger, especialmente em momentos importantes, como antes de uma prova, de uma viagem, de uma entrevista de emprego, antes das refeições e antes de ir dormir.