O que Deus diz sobre depressão?

O que Deus diz sobre depressão?

Deus quer lhe libertar da depressão. É natural passar por tempos de tristeza, mas Deus pode restaurar sua alegria. A depressão não é o fim.

 

O que é depressão?

Depressão é um tempo prolongado de tristeza e desânimo. A alegria parece perdida e é muito difícil ver a vida de forma positiva. A depressão pode ter muitas causas: doença, perda, desilusão, culpa, sofrimento, isolamento... Pode ser leve e durar pouco tempo ou ser muito profunda e durar meses ou até anos.

O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará? Provérbios 18:14

  • Perda de motivação
  • Sentimentos excessivos de culpa
  • Baixa autoestima
  • Pensamentos negativos constantes
  • Vontade de se isolar da família e dos amigos
  • Falta de concentração
  • Dormir demais
  • Pensamentos suicidas

Deus e a depressão

Deus entende a tristeza. Jesus se sentiu triste. Muitos Salmos expressam tristeza e angústia profunda. Mas a tristeza não é o fim. A depressão é tristeza fora de controle. Deus quer e pode restaurar sua alegria e esperança.

Durante a depressão pode parecer que Deus está longe ou não gosta de você. Isso não é verdade. Nossos sentimentos são enganosos. Jeremias 17:9 - Não me sejas por espanto; meu refúgio és tu no dia do mal. Deus lhe ama e está com você, mesmo quando você não sente. O plano de Deus é lhe dar esperança e futuro, não uma vida de tristeza sem fim, Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Creia na verdade de Deus, não alimente por muito tempo em seus sentimentos de dor.

Depressão não é pecado nem sinal de falta de fé. Pessoas muito espirituais e firmes com Deus também passam por tempos de depressão. Elias sentiu depressão ao ponto de querer morrer. Jeremias ficou tão deprimido que desejou nunca ter nascido! (Jeremias 20:17-18) Ainda assim, Deus os sustentou e os ajudou a ultrapassar o sofrimento e a depressão.

Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.

Jeremias 1:8