Cristão pode ter depressão?

Cristão pode ter depressão?

Sim, cristão pode ter depressão. Todos passam por tempos de grande tristeza que podem se tornar em depressão, mas isso não significa que estão longe de Deus. Até as pessoas mais espirituais podem ficar com depressão. Deus quer libertar da depressão.

 

Depressão na Bíblia

A Bíblia tem casos de pessoas fiéis a Deus que passaram por grande tristeza, apresentando sintomas de depressão:

 

Noemi – sogra de Rute, ela ficou muito deprimida quando seu marido e seus filhos morreram, perdendo toda a alegria de viver; o luto se transformou em depressão – Rute 1:20-21

Elias – ele ficou muito deprimido porque Jezabel o queria matar e ele se sentia só; Elias pediu a morte a Deus e mesmo depois de quarenta dias sendo sustentado por Deus ainda estava em baixo quando falou com Deus no monte – 1 Reis 19:3-4

Jeremias – foi muito maltratado por obedecer a Deus e profetizar contra Jerusalém; ele sentiu muita depressão e desejou nunca ter nascido!

Paulo – mesmo sendo um grande otimista, Paulo teve ocasiões em que ficou abatido com todo seu sofrimento – 2 Coríntios 4:8-9

Muitos Salmos também contam sobre tempos de depressão e refletem sentimentos depressivos de pessoas que confiam a crêem em Deus. Jesus avisou que seus seguidores passariam por muito sofrimento (João 16:33). Uma pessoa religiosa, que ora com constância, frequenta a missa, uma pastoral, não fica imune à tristeza e à depressão.

 

Deus é nosso Consolador. Ele não condena quem tem depressão. Jesus passou por muito sofrimento e entende como é difícil. Ele quer e pode ajudar a sair da depressão. Jesus pode restaurar a alegria perdida e a motivação para viver (Isaías 61:1-3).

Deus restaurou a alegria de Noemi quando lhe deu uma nova família através da bondade de Rute e Boaz. Deus deu ânimo a Elias, mostrando-lhe que não estava sozinho; ele ganhou um companheiro chamado Eliseu. Deus deu coragem a Jeremias para continuar a profetizar e o livrou do castigo do resto do povo de Israel. Deus fortaleceu Paulo, enviando-lhe amigos com boas notícias do fruto do seu trabalho.

 

Se você está com depressão ou conhece alguém que está, saiba que Deus quer ajudar. Procure também alguém experiente, como um padre, um ministro, um amigo, ou um psicólogo, que pode lhe ajudar a lutar contra a depressão. Vencer a depressão passa principalmente por mudar os pensamentos (Romanos 12:2), mas às vezes há sintomas físicos que precisam ser tratados com remédio. Isso não é errado, o corpo também sofre com a depressão.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

1 João 4:16