Como posso ter a certeza que Deus existe?

Como posso ter a certeza que Deus existe?

Como em muitas questões relacionadas com a existência de um ser superior (e invisível), a questão da fé é essencial. A Bíblia nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus e que ela é imprescindível para quem quer se aproximar d’Ele (Hebreus 11:6).

 

Deus é um Deus de revelação, Ele quer que todos se salvem e conheçam o Seu amor perfeito. Se isso não fosse verdade, Ele não teria enviado o Seu filho Jesus para morrer na cruz pelos pecados da Humanidade.

 

Apesar da grande relevância da fé, convém mencionar que Deus é soberano e decide se revelar a quem quiser, quer tenha fé ou não.

 

Existem três formas que Deus usou e usa para se revelar e pelas quais é possível ter a certeza da Sua existência:

 

  1. Por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus e segunda pessoa da Trindade, que tomou a forma física e veio ao mundo para oferecer o sacrifício perfeito na cruz;
  2. Através da Bíblia, a Sua palavra, que é luz e guia para todo aquele que quer andar no Seu caminho;
  3. Deus também se revela através da natureza, como podemos ver em Salmos 19:1.

 

Mas a verdade é que mesmo aqueles que acreditam em Deus passam por momentos difíceis em que a fé é abalada e pode surgiu a pergunta: “Será que Deus me abandonou?” Vários personagens da Bíblia passaram por situações em que duvidaram e até se afastaram do caminho. Mas a verdade é que mesmo quando isso acontece, a graça de Deus está conosco. Vemos o caso de Pedro que depois de ter negado Jesus três vezes, se arrependeu e foi usado poderosamente no Reino de Deus.

Ore e peça a Deus para se revelar e falar contigo

Deus conhece perfeitamente o coração de cada pessoa e as suas intenções. Se alguém está realmente disposto a conhecê-Lo melhor e a andar na Sua vontade, Deus é fiel e se revelará (João 6:37).

 

Uma coisa muito importante é saber calar a voz do mundo e as preocupações do dia a dia. Muitas vezes não ouvimos a Deus porque o “barulho exterior” não permite que escutemos o que Ele tem para nos dizer.

Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. (João 6:37)