Santa Edwiges, protetora dos pobres e endividados

Edviges da Silésia ou Edviges de Andechs (Andechs, 1174 — Trzebnica, 15 de outubro de 1243) é uma santa da Igreja Católica. Na Polônia, é conhecida como Jadwiga Śląska.

Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.

O dia 16 de outubro é dedicado a Santa Edviges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados.

Santa Edwiges pede a seus devotos mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados

Contam os historiadores que Santa Edwiges vivia com uma renda mínima, usando o restante para socorrer os pobres, enfermos, idosos, viúvas, crianças abandonadas, endividados e encarcerados, a quem ajudava pessoalmente.

Em certa ocasião, quando estava visitando um presídio, ela descobriu que muitas pessoas ali se encontravam por não poderem pagar suas contas.

Desde então, ela começou a saldar as dívidas dos encarcerados, devolvendo-lhes a liberdade. Ela também os ajudava a recomeçar sua vida, conseguindo lhes emprego. Por esse motivo, no Brasil, ela é invocada como padroeira dos pobres e endividados.

Novena

– Fazer o sinal da cruz;

– Rezar a oração para todos os dias durante nove dias;

– Rezar a oração final.

Oração para todos os dias

Ó Santa Edwiges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, fostes, junto aos pobres, arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida. Volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça (pedir a graça desejada) e a de vivermos na paz e amizade de Deus.

Amém.

V. Rogai por nós, Santa Edwiges!

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração Final

Deus, que ensinastes à bem-aventurada Edwiges passar de todo o coração das pompas do século para o caminho de Vossa cruz, concedei-nos, pelos seus méritos e exemplos, que aprendamos a calcar as delícias efêmeras do mundo e, abraçados à vossa cruz, vençamos as adversidades que nos sobrevierem. Vós, que viveis e reinais com Deus Pai em unidade com o Espírito Santo por todos os séculos. Amém.