O que a Bíblia diz sobre xingar?

O que a Bíblia diz sobre xingar?

Bíblia diz que xingar não é bom. Devemos tomar cuidado com o que falamos, porque palavras insensatas podem ter muitos efeitos negativos.

 

Tiago 3:1-12 fala sobre o poder que a língua tem para causar problemas. Precisamos ter cuidado porque as nossas palavras podem nos levar a pecar ou levar outros a pecar (muitas vezes contra quem falou!). É por isso que a Bíblia nos aconselha a pensar antes de falar, para evitar muita confusão (Provérbios 21:23).

 

Xingamento é insultar outra pessoa, é humilhar para ferir. Em muitos casos vem com palavrões. Você já parou para pensar no significado dos palavrões? Quando alguém lança um palavrão contra outra pessoa, está dizendo que deseja que isso aconteça ou que vê essa pessoa assim. Da mesma forma, se a pessoa xinga outra, chamando de prostituta, está dizendo para o mundo que essa pessoa é prostituta, lançando dúvidas contra seu caráter. Além de ferir a pessoa, pode destruir sua reputação.

 

A Bíblia diz que o cristão deve deixar de lado as calúnias e as palavras torpes, porque não são boas. “A sua boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:45). Por isso precisamos encher nossas mentes de coisas boas e agradáveis a Deus, que serão refletidas no nosso falar. E quando nos iramos com alguém, devemos refrear a língua em vez de xingar. Se não tenho nada de bom para dizer, é melhor ficar calado.

 

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” - Efésios 4:29-32