11 de janeiro de 2019

11 de janeiro de 2019

11 de janeiro de 2019

Quando você vai em alta velocidade com sua carruagem, pela estrada. Sem dúvida você anda com certa tranqüilidade, se sabe que a carruagem está funcionando direito.
Sua vida é isto: uma carruagem em alta velocidade; você deve manter a calma e o domínio de sua vida; deve dominar sempre a situação em que se encontre.
Quando dirige sua carruagem, por mais que esta lhe obedeça, se você não for dono de seus nervos, se seus reflexos são tardios, estará à beira da catástrofe.
Sua vida terá muitos empurrões e encontrôes, se não for dono de si mesmo, se não dominar seus instintos, se não frear seus impulsos. O domínio próprio é o segredo da vida; saber ir aonde se quer; isto é controle próprio, isto é domínio, isto é alguém mandar em sua própria vida, isto é êxito.
Você sabe dominar-se? É dono de si mesmo? Ou, pelo contrário, suas paixões, seus instintos, seus nervos dominam você? Cuidado, porque pode estar muito próximo a irremediável catástrofe.

O pensamento de Deus será o melhor freio para seus instintos; saber que Deus está com você, que o acompanha. “Se alguém quiser vir comigo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).