Quarta-feira de cinzas

Quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a transitória e frágil vida humana.

 

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

 

A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar da mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo Padre que preside a cerimónia. O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

 

A Quarta-feira de cinzas é o dia seguinte ao Carnaval.

 

Essa data dá início ao período da Quaresma, que vem da palavra "quarenta", ou seja, o número de dias que antecedem a Páscoa (os domingos não são considerados nessa contagem). A Quaresma compreende o período entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa.

 

Também chamado de Dia das Cinzas, não é feriado. No entanto, por questões culturais, geralmente os expedientes começam às 12h desse dia, após o ponto facultativo do Carnaval.

 

Tradições da Quarta-feira de Cinzas

Os cristãos reservam a data para a reflexão e arrependimento dos pecados cometidos. É uma forma de iniciar a Quaresma, que representa os dias em que Jesus esteve no deserto jejuando, ao mesmo tempo em que era tentado pelo demônio.

 

É por esse motivo que os católicos fazem jejum e abstinência da carne. Muitas pessoas optam por refeições que contenham peixe.

 

Além disso, a Quarta-Feira de Cinzas é um dia de preceito onde todos os fiéis católicos devem ir à missa. Nesta, ocorre uma cerimônia onde os presente são benzidos, geralmente na testa, com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados que foram benzidos no ano anterior, mais precisamente no Domingo de Ramos.

O presidente da celebração traça a cruz enquanto recita as palavras "convertei-vos e crede no Evangelho".

 

A pequena cruz feita com a cinza sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos quarenta dias seguintes, bem como representa a fragilidade humana, de forma a recordar o que está escrito no Livro do Gênesis:

 

“Com o suor do seu rosto

você comerá o seu pão,

até que volte à terra,

visto que dela foi tirado;

porque você é pó,

e ao pó voltará".

 

(Gênesis 3, 19)