Noite

Noite

Noite

Leitura: Salmo 42

...Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico... v.8

Elie Weisel, em seu interessante e conturbado livro A noite (Texto Editores, 2012), descreve suas experiências de menino quando foi uma das inúmeras vítimas do Holocausto. Arrancado der casa e separado de sua família, excero de seu pai (que morreu mais tarde, nos campos de concentração), Weisel sofreu uma noite escura em sua alma, como poucos hão de experimentar. Suas ideias e crenças a respeito de Deus foram desafiadas. Sua inocência e fé tornaram-se sacrifícios no altar da maldade humana e da escuridão do pecado.


Davi experimentou a sua própria noite escura da alma, e muitos eruditos creem que foi isso que o motivou a escrever o Salmo 42. Atormentado e perseguido, provavelmente por seu filho rebelde Absalão (2Samuel 16-18), Davi mostrou a dor e o medo que podemos sentir no isolamento da noite, quando a escuridão nos agarra e força a considerar a angústia do nosso coração e fazer perguntas duras a respeito de Deus. O salmista lamentou a aparente ausência de Deus, mas ainda na  noite, encontrou uma canção (v.8) que lhe trouxe paz e confiança nas dificuldades à sua frente.


Ao enfrentarmos a noite, podemos estar confiantes de que Deus também faz Sua obra na escuridão, e dizer com o salmista: "...Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (v11).

Quando há escuridão suficiente, os homens veem as estrelas. 
(Emerson)