Cinzas - Sinal de Vida Nova

Cinzas - Sinal de Vida Nova

CINZAS – Sinal de Vida Nova

A Quarta-feira de Cinzas dá início ao Tempo da Quaresma, que nos lembra os 40 dias de Jesus no deserto e a travessia do deserto pelo povo hebreu, fugindo do cativeiro do Egito.

A cinza sobre a cabeça é sinal de penitência e convite à conversão. Deus não quer a morte de nós, pecadores, mas a nossa conversão. Ele escuta nossas preces e entende nossas fraquezas. Por isso, está sempre pronto a nos perdoar e a nos receber de braços abertos, como o pai do filho pródigo.

Precisamos mos humilhar diante de Deus, reconhecer as nossas faltas e pedir perdão. Ao recebermos as cinzas sobre nossas cabeças, estamos reconhecendo que somos pó e que ao pó retornaremos.

Precisamos nos comprometer a buscar sempre uma vida santa, através da vivência do evangelho, dos sacramentos, especialmente o da confissão, nesse período de Quaresma.

As cinzas devem nos lembrar que somos dependentes das graças de Deus, e que só Jesus pode nos salvar, nos livrar do pecado e da morte eterna.

Peço que a divina vontade de Deus se realize em sua vida e na de seus familiares.

Que pela ação do divino Espírito Santo, essa quarta-feira de cinzas seja um marco em sua vida, o começo de uma nova etapa repleta de paz, de alegria, de santidade, de mais amor a Deus e ao próximo.

Boa Quaresma.

Pe. Eduardo Dougherty, sj